Sigam-me os bons !

sábado, 13 de outubro de 2012

Aterro Sanitário ou Lixão ?

No RJ o Palavra do Secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc, é de que a Baía de Guanabara estaria livre dos lixões até o final desse ano.Na verdade, o que vemos é uma grande maquiagem dos reais problemas. Lixões que são fechados e não recebem o devido tratamento e consequentemente continuam a fazer mal ao meio ambiente, contaminar solos e águas com chorume, sem falar dos demais malefícios trazidos pelos lixões.

O revoltante é a tentativa dos órgãos públicos de Meio Ambiente de maquiar os problemas, principalmente quando a ideia deles é transformar um Lixão em Aterro Sanitário, o que é uma ideia completamente incoerente.  Aterro Sanitário deve ter seu solo impermeabilizado e uma outra série de atribuições, que não serão discutidas agora e que fazem dele o local mais adequado para o descarte dos resíduos sólidos. então vem os órgãos públicos relacionados a meio ambiente e fazem a irresponsabilidade de conceder licença para antigos lixões que hoje estão se tornando "aterros sanitários controlados", por favor, não me façam rir.

Essa tentativa de mascarar os Lixões se deve ao fato que a Política Nacional De Resíduos Sólidos proíbe lixões no Brasil até 2016. Nessa tentativa de tampar o sol com a peneira, ele expulsam os catadores dos lixões, colocam algumas máquinas a mais e passam a chamar aquele local de Aterro Sanitário Controlado ou CTR ( Centro de Tratamento de Resíduos). Agora existem dois problemas: O meio ambiente, mais do que nunca, continua a ser contaminado pelo despejo irregular de lixo e os Catadores para de tirar do lixo, o sustento da sua casa Vemos ai um governo do interesse de poucos.

Depois dessa enrolação toda, vamos ao CTR, ou melhor, Lixão que nos interessa.  O CTR Bongaba sofreu essa maquiagem, depois de 30 anos de descarte irregular de lixo, ele foi transformado em CTR. Como disse, tirando os catadores que forma expulsos, as coisas não mudaram muito por lá, veja com seus olhos como é totalmente correto esse esquema de transformar Lixão em Aterro Sanitário:




Nenhum comentário:

Postar um comentário